A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou na última terça-feira (11), uma audiência pública para a apresentação da prestação de contas referente ao 3° quadrimestre de 2024, apresentando dados financeiros e operacionais das atividades desenvolvidas pelos diversos setores da pasta.
O encontro, realizado na Casa Legislativa, reuniu vereadores, representantes da Secretaria de Saúde e membros da sociedade civil, tendo como objetivo, o esclarecimento de dúvidas, alinhamento de fluxos e apresentação dos serviços prestados à população entre o período de setembro e dezembro do último ano.
A prestação de contas seguiu as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo transparência na gestão dos recursos públicos. As apresentações foram conduzidas por Raphael Luna, responsável pela Média e Alta Complexidade; Fátima Grande, da Vigilância Epidemiológica; Cristiana Nascimento, da Vigilância Sanitária e Ambiental; Irilene Nascimento, da Atenção Básica; Rafaela Rosales, da Saúde Bucal; Hanna Viotto, da Assistência Farmacêutica; Núbia Cristina, do setor Financeiro; Daniela Soares, da Saúde Mental; e Larissa Mendes, das Policlínicas.
A equipe da Secretaria esclareceu aos presentes sobre dúvidas, orientou sobre protocolos e detalhou os serviços realizados no período, frisando números expressivos.
No Hospital Municipal, foram realizadas 4.497 radiografias, 2.156 tomografias e 1.267 mamografias. Nos exames laboratoriais, o total chegou a 13.117. O setor de emergência realizou 59.343 atendimentos, enquanto os procedimentos cirúrgicos incluíram 47 cesarianas, 147 cirurgias eletivas e 139 pequenas cirurgias. No período, foram registradas 153 regulações e 40 pacientes matriculados no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O Centro de Parto Natural (CPN), manteve um percentual de 42,6% de partos naturais.
A Secretaria de Saúde reforçou o compromisso com a transparência e a melhoria dos serviços prestados, destacando a importância do diálogo entre a gestão e o legislativo para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população.