Em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou a necessidade de uma colaboração entre a iniciativa privada e os governos federal, estadual e municipal para prevenir incêndios.
Marina destacou que é fundamental que as fazendas também invistam em estruturas de prevenção e formem brigadas próprias para lidar com possíveis focos de incêndio em suas áreas. “Se você tem uma farmácia, tem ali medidas e hidrantes para apagar o fogo. Da mesma forma, precisamos estar equipados onde não é possível estar o Corpo de Bombeiros”, afirmou.
Marina ressaltou que foram enviados para o estado paulista brigadistas e uma aeronave da Força Aérea Brasileira, com alta capacidade de transporte de água e enfrentamento ao fogo, mas se esforços de prevenção também tivessem sido empregados, os equipamentos poderiam ser melhor direcionados para áreas públicas federais, que são de fato responsabilidade da União.