A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), publicou o Edital nº 005/2025 com o objetivo de selecionar e formar um banco de monitores voluntários para atuação nas unidades escolares da rede municipal de ensino. A iniciativa contempla tanto o ensino em tempo integral quanto o ensino regular, conforme regulamentação da Lei Federal nº 9.608/98 e do Decreto Municipal nº 33/2020. As inscrições estarão abertas exclusivamente pela internet até a sexta-feira (09), às 16h.
Vale salientar, que não será cobrada taxa de inscrição e o processo seletivo destina-se a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou técnicos, vinculados a institutos federais, universidades públicas e/ou privadas, bem como a graduados e pessoas com experiência ou habilidade comprovada em áreas afins ao trabalho voluntário na educação. O edital foi publicado na edição nº 4521 do Diário Oficial em 29 de abril de 2025.
O início das atividades estão previstas para o dia 1 de junho de 2025. Todavia, após as inscrições, o resultado da análise de currículo está previsto para a próxima quarta-feira (14). Ainda de acordo com o cronograma, as entrevistas na Sede e na Zona Rural devem acontecer entre os dias 20 e 21 de maio e no Litoral, no dia 22 de maio. Além disso, com o resultado, a entrega dos documentos está prevista para os dias 30 de maio e 1 de junho.
A recomendação da Secretaria é que os candidatos leiam atentamente o edital completo antes de realizarem a inscrição. O documento está disponível para consulta e download no Diário Oficial do Município, através do link: https://diof.io.org.br/api/diario-oficial/download/2025_04_294521005051.pdf. Dentre as atribuições desempenhadas pelos voluntários estão: Participar do planejamento das atividades na escola, acompanhar o desempenho escolar dos alunos e atividades afins.
Dessa forma, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a valorização da participação cidadã e o fortalecimento do ensino público municipal por meio de parcerias com a sociedade civil. Serão eliminados os candidatos que não apresentarem a documentação exigida no ato da inscrição.