A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), iniciou na manhã desta terça-feira (8) a entrega dos kits da Semana Santa para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação, de modo geral, contempla as do Litoral, Sede e Zona Rural, com a entrega de 8 toneladas de peixe.
Neste primeiro dia, a entrega aconteceu exclusivamente nas localidades do Litoral, contabilizando mais de 1.043 beneficiários, começando pelo Açuzinho, Baixada, Tererê, Praia do Forte e Reserva Sapiranga. Em seguida, a equipe da SEMPS passou por outras localidades, como Tererê, Pau Grande, Barreiro, Retiro, Açu da Torre, Campinas de Malhadas, Jardim Imbassaí, entre outras.
Organizada de forma antecipada, a ação teve fluxo rápido, sem filas extensas e com o apoio das associações locais e escolas. A secretária da SEMPS, Rita Miranda, acompanhou de perto a entrega. “É uma alegria participar desse momento. Sabemos o quanto esse gesto representa para tantas famílias. É alimento na mesa e dignidade garantida”, frisou.
O clima entre os beneficiários foi de gratidão e até de descontração. “Agora ninguém me segura! Já vou preparar minha moqueca com pimentão, coentro e leite de coco”, brincou dona Maria das Dores, moradora do Açuzinho. Já dona Elza, da comunidade de Tererê, comentou, “Esse peixe veio na hora certa, é graúdo e vai dar uma moqueca para a família toda”, afirmou.
Ainda hoje, a ação seguirá até o final da tarde nas demais localidades, a exemplo de Imbassaí, Diogo, Santo Antônio, Sauípe, Curralinho, Areal, Foz Imbassaí, Azimbo, Haras e Barro Branco. Nos próximos dias, a ação alcançará a sede e zona rural do município.
Para a coordenadora da Ação, Monaliza Souza, da SEMPS, a entrega está ocorrendo de forma tranquila. A iniciativa com o benefício eventual representa o compromisso da gestão com o cuidado social, especialmente em períodos simbólicos como a Semana Santa, levando alimento e esperança às famílias matenses.
Fonte: Ascom