Mata de São João, 21 de maio de 2025- A Prefeitura Municipal de Mata de São João, em parceria com a Secretaria de Agricultura (SEAGRI), está promovendo entre hoje (21) e amanhã (22), na Biblioteca Álvaro Pinto, um curso voltado à higienização na ordenha, destinado a produtores e trabalhadores da cadeia produtiva do leite. A iniciativa faz parte de uma formação profissional rural que visa garantir a produção de leite com mais segurança e qualidade no município.
Durante o curso, estão sendo apresentados materiais e equipamentos utilizados no processo de ordenha, com foco em técnicas modernas de higiene que asseguram melhor qualidade do leite, proporcionando mais segurança alimentar para os consumidores. Além disso, os participantes receberão certificado de ensino e capacitação ao final da formação, fortalecendo a profissionalização do setor.
Na próxima terça-feira (27), a secretaria realizará mais uma capacitação. A Oficina de Meliponicultura terá como foco a criação de abelhas sem ferrão, para a produção de mel e derivados. A ação, que acontecerá também na Biblioteca Álvaro Pina, será das 8h às 16h. Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de visitar um meliponário na comunidade do Bonfim.
A secretária de Agricultura, Adriana Nunes, também comentou sobre a relevância da iniciativa. “Esse curso é uma conquista para os produtores locais. Nosso objetivo é oferecer conhecimento técnico e acessível, que se reflita diretamente na qualidade do leite produzido no município. Fico muito feliz em ver o interesse da comunidade e saber que estamos contribuindo com a profissionalização do campo”.
Um dos participantes, que preferiu não se identificar, destacou a importância do curso para sua rotina na produção. “A gente aprende coisas que parecem simples, mas fazem toda a diferença. Aprendi técnicas novas de higienização e isso melhora o produto e valoriza o nosso trabalho no campo”.
O movimento reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural, oferecendo formação qualificada para que trabalhadores e produtores da cadeia produtiva do leite forneçam um produto de alta qualidade, seguro e competitivo no mercado.
Fonte: Ascom