A Prefeitura de Mata de São João, em parceria com o grupo Neoenergia e a Associação Voluntários para Serviço Internacional (AVSI), assinou um termo de cooperação para a instalação de um ponto de coleta de resíduos. Esses resíduos poderão ser trocados por “pontos Tricoins”, que podem ser convertidos em descontos na conta de energia elétrica ou doados para entidades assistenciais cadastradas no projeto Vale Luz.
De acordo com o site da Coelba, a “Retorna Machine”, máquina onde os materiais descartados serão colocados, será instalada na sede do município, próximo ao prédio da prefeitura. Os munícipes poderão depositar produtos descartáveis sólidos, como latas de alumínio e aço, embalagens longa vida e garrafas PET, de segunda a sábado, das 8h às 16h.
A AVSI será responsável pela coleta e destinação adequada desse material, conforme estipulado no Termo de Cooperação assinado entre a Neoenergia, a Prefeitura de Mata de São João e a Associação, publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (8).
Para participar, cada usuário deverá criar uma conta Triciclo, que pode ser gerada através do site triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Triciclo, disponível para iOS e Android nas lojas App Store e Google Play, respectivamente.
O cliente poderá descartar até 25 embalagens por dia para conversão em “Tricoins”, que poderão ser posteriormente resgatados como descontos na conta de energia. Caso haja um descarte superior a esse número no mesmo dia, o material será recolhido e reciclado, mas não será contabilizado para a pontuação de “Tricoins” na conta do usuário.
Os consumidores poderão depositar latas de alumínio e aço, embalagens de plástico e longa vida nas máquinas Retorna Machine em qualquer lugar do Brasil e solicitar o resgate dos “Tricoins” para descontos nas contas de energia da Coelba.
O Vale Luz é um projeto da Neoenergia que troca resíduos sólidos por descontos na conta de energia. Além de reduzir o valor da conta de energia dos clientes residenciais participantes, o projeto estimula o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos causados pelos resíduos no meio ambiente.
Fonte: Mais Região