Em segundo comunicado oficial, a presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), convocou para a esta terça-feira, 15, a eleição para o cargo da primeira vice-presidência da Casa.
Conforme o anúncio, a nomeação começará 20 minutos após o encerramento da sessão ordinária da Alba.
A eleição para a vice-presidência estava inicialmente prevista para acontecer no dia 25 de março e foi adiada, em comunicado oficial no Diário da Casa, para o dia 26.
No entanto, teve a data prorrogada para o dia 1º de abril e não ocorreu mais uma vez. A data passou para o último dia 8 e postergada pela quarta vez para hoje.
Imbróglio na eleição
As mudanças ocorrem por conta de um impasse interno da bancada do PT, após o deputado Júnior Muniz (PT) colocar seu nome para apreciação do partido, quando tudo indicava um movimento em torno da candidatura única de Fátima Nunes (PT).
O partido oficializou o nome da parlamentar no final do mês passado. Apesar da maioria dos integrantes do grupo na Casa terem assinado o ofício, no documento, faltavam as manifestações de dois parlamentares: Júnior Muniz e Euclides Fernandes.
Com a escolha de Fátima, hoje suplente da Mesa Diretora, Júnior Muniz passou a articular nos bastidores, de acordo com apuração do Portal A TARDE, para ocupar a cadeira.
O deputado já havia tentado ser 1º vice da Alba em 2023, quando Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito presidente da Casa. O seu nome, no entanto, foi preterido por Zé Raimundo, também do PT. No dia 26 de março, um grupo de deputados atuou para a derrubada da sessão que consagraria Fátima como 1ª vice.
Atual presidente da Alba, Ivana, ocupou a 1ª vice-presidência do biênio com a reeleição de Adolfo, em fevereiro deste ano. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tirou o deputado do cargo, a parlamentar foi alçada para o comando da Casa, deixando vago o posto anterior.