A unidade da montadora chinesa BYD, especializada em carros elétricos, instalada na Bahia, deverá estar “em pleno funcionamento” até dezembro de 2026, segundo informou nesta segunda-feira (12) o secretário estadual do Trabalho, Augusto Vasconcelos. O cronograma sofreu alterações após investigações sobre possíveis violações de normas trabalhistas no canteiro de obras.
A informação é da CNN. Segundo Vasconcelos, a expectativa é que a produção em Camaçari comece ainda este ano, com veículos montados a partir de kits semiacabados. “Um novo cronograma está sendo estabelecido para que até dezembro de 2026 a fábrica esteja em pleno funcionamento, com a expectativa de gerar cerca de 10.000 postos de trabalho”, afirmou o secretário em um vídeo divulgado nas redes sociais. Ele mencionou uma reunião com representantes da empresa realizada na quinta-feira passada.
O anúncio acontece durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues à China, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agendas voltadas à indústria automotiva e aos projetos da BYD no Brasil. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre a atualização do cronograma. A planta baiana, que ocupa o antigo complexo da Ford, foi concebida para produzir até 150 mil veículos elétricos por ano. O projeto foi afetado por denúncias de trabalho análogo à escravidão, registradas em dezembro de 2024.
Fonte: Metro1